FAQ

Seguro Transporte


Seguradora: Pagar a indenização dos prejuízos de riscos cobertos pelas condições contratadas, realizar a liquidação do sinistro e inspecionar as avarias ocorridas.

Corretora: Dar suporte técnico, operacional e comercial durante os processos de contratação do seguro, ocorrência de avarias, acompanhamento do processo de liquidação do sinistro, pagamento do prêmio à seguradora. É de sua responsabilidade avisar com antecedência o período de renovação da apólice, se for o caso, informar ao segurado sobre as condições do seguro (da abrangência às limitações) e acompanhar o envio dos documentos referentes ao embarque.

Transportador: É de sua responsabilidade cumprir o contrato de transporte, zelando para que o trajeto seja feito com a maior segurança possível.

Segurado: É responsabilidade do segurado prestar as informações necessárias para identificação e taxação da carga, tais como: origem, meio de transporte, valores e outras, que deverão ser repassadas à seguradora, se forem de seu conhecimento. Em caso de avaria, ter a iniciativa de adotar imediatamente os cuidados especificados na cláusula de sinistros das condições gerais do seguro de transporte.

A limitação fixada pela convenção de Varsóvia – tratado internacional, assinado em 1939, do qual o Brasil é signatário – determina que as companhias aéreas que porventura causem avarias às cargas transportadas não paguem mais que US$ 20,00 por quilo, o que obriga as seguradoras a também usarem esse limite. Para que a indenização, no caso de sinistro da carga, corresponda ao valor real dos bens ou mercadorias transportadas por via aérea, o custo do seguro aumenta.

O valor máximo que se pode segurar acima do valor da fatura, sem necessidade de comprovação, é limitado ao acréscimo do percentual de 10% sobre:

  • a soma do custo mais frete (a título de despesas);
  • a soma de custo, frete e despesas (a título de lucros esperados);
  • os impostos devidos na importação (Imposto de Importação, Imposto sobre Produtos Industrializados/ IPI e Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços/ ICMS).
As taxas de seguro são estipuladas para navios bons, registrados até 20 anos de idade e com determinadas características que permitam à seguradora ter redução dos riscos das cargas. Quando os bens ou mercadorias não são transportados por navios enquadrados nessas características, o valor do seguro cobrado aumenta de acordo com um critério de identificação de navio preestabelecido, podendo aumentar o custo do seguro de 5% a 35%.
Não, o “ad valorem” cobrado pelas transportadoras junto com o frete se refere ao seguro de responsabilidade civil (RCTR-C) que o transportador é obrigado a contratar. O proprietário da mercadoria também tem obrigação legal de contratar um seguro para cobrir os riscos fortuitos inerentes à sua carga (Decreto-Lei 61.867, 07/12/67).
Transporte Nacional (viagens em território nacional) e Internacional (Importação e Exportação), e é denominado seguro avulso ou específico.
O seguro de Transporte se destina ao Transportador da carga (transporte de mercadorias de terceiros) ou ao Embarcador (transporte de mercadoria própria).
  • Seguro averbar é uma apólice com vigência anual ou semestral, onde o segurado necessita fazer a comunicação do embarque conforme prazo estipulado na apólice.
  • Seguro avulso é o seguro para uma única viagem (embarque), deverá ser solicitada a cotação antes da saída do embarque.
É a comunicação do embarque a seguradora, com dados da viagem, que constarão no documento fiscal (nota fiscal ou conhecimento de transporte rodoviário).
Não, o seguro deverá ser contratado através do corretor de seguros. Ele encaminhará um questionário com os dados para analise da contratação do seguro.

Seguro Viagem


A obrigatoriedade do Seguro Viagem, deve-se ao Tratado de Schengen. Para adentrar nos países membros deste Tratado, é obrigatório possuir um seguro com cobertura para assistência médica de pelo menos €30.000,00. Os países membros deste Tratado são: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holand, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, Reino Unido (Inglaterra), Republica Checa, Romênia e Suécia . Nós da Safe Cargo possuímos o plano Europe, especial para atender o mínimo exigido pelo Tratado de Schengen.
Sim. A idade mínima é de 05 meses até a idade máxima de 84 anos. A Safe Cargo apresenta o plano Sênior para clientes de 70 a 84 anos.
OBS: Ao contratar o plano Sênior, não é possível incluir acompanhantes, deve-se emitir outro seguro Viagem a parte para eles.
A data de vigência dos planos pode ser alterada desde que seja solicitada com antecedência de 48 horas antes do embarque. Não fazemos alteração após o embarque. Por isso, é ideal ficar atendo a qualquer mudança na data da viagem.
Em caso de necessidade é imprescindível que o segurado entre em contato com a central de atendimento que está no certificado, certificado este que é enviado imediatamente após a contratação, e no email cadastrado. Somente este procedimento garante que o segurado não seja onerado no exterior. O atendimento é realizado em Português, 24h por dia. A central analisa o caso e indica o hospital mais próximo ou solicita que um médico se dirija até o local para realizar o atendimento, de acordo com o sistema de cada país.
Neste caso, não estão garantidas as prestações que não tenham sido previamente solicitadas. Somente em casos de extrema urgência, a comunicação com a central de atendimento poderá ser realizada após o atendimento, preferencialmente antes da saída do hospital.
Para solicitar o reembolso é necessário acionar a central de assistência que orientará quais são o documentos que você deverá ter em mãos para solicitar o reembolso. Normalmente são recibos, notas fiscais e tudo que possa comprovar seu sinistro: B.O., P.I.R., entre outros documentos. Nas condições gerais e no certificado, que você receberá via email, constam todos os documentos que precisará para abrir um sinistro.
A lista de hospitais credenciados não é divulgada para que o beneficiário não deixe de acionar a central de atendimento, já que o objetivo dos planos de seguro de viagem é que o passageiro não seja onerado no exterior.
A cobertura do extravio de bagagem é complementar ao atendimento da Companhia aérea. Por esta razão, é necessário que o segurado finalize seu processo com a mesma para que o reembolso seja solicitado junto a seguradora. Assim que verificar o extravio da bagagem, o segurado deverá procurar a companhia aérea, comunicar o ocorrido e iniciar o processo junto da mesma. Por isto antes de sair do Aeroporto, o segurado deve preencher o P.I.R. da companhia área contendo o peso da bagagem, guardar o bilhete aéreo ou e-ticket, e ticket da bagagem extraviada. O segurado também precisa guardar a Declaração de pagamento da companhia aérea.
Para este atendimento, a seguradora atuará junto a companhia aérea para localizar a bagagem. Somente em caso de perda da bagagem, ou seja, o extravio definitivo, a seguradora irá reembolsar o beneficiário com o valor da cobertura descrita no plano.
Não será possível contratar se já estiver em viagem. O seguro viagem deve ser feito antes do embarque.
Em caso de uma emergência médica dentro do avião, o atendimento será fornecido de forma emergencial pela própria tripulação ou por algum médico que esteja presente. Após analisar a situação, o comandante do avião pode determinar que o passageiro seja recebido em terra pela equipe médica do aeroporto, que poderá decidir pela sua remoção para um hospital. A companhia aérea somente deixará de ser a responsável pelo atendimento quando o passageiro estiver recebendo cuidados médicos apropriados ou ficar claro que a emergência médica cessou. Todas as despesas que possam ser oriundas deste atendimento em terra ou subsequente em um hospital, somente na viagem de ida, terão cobertura. Na viagem de retorno estes eventos não possuem cobertura uma vez que o atendimento complementar será dado em hospital em solo brasileiro.
Sim, possui somente para doença súbita e acidente.
Nosso seguro saúde não cobre tratamento médico. Cobrimos doença súbita e ou por acidente.
Trata-se da coberturas e limites do plano contratado. Ele contém o número de apólice, os dados do viajante, o detalhamento das coberturas do plano escolhido e o telefone da central de assistência para ligar do exterior. Este documento deve sempre estar em local de fácil acesso, pois em caso de necessidade alguns dados constantes nele serão solicitados. Você receberá seu certificado em português e em inglês, e com os números da Central da Seguradora, mundial. Este certificado é enviado no email cadastrado, automaticamente após a contratação em nosso site. Mantenha este documento com você durante todo de sua viagem.
Após seguir os 3 passos que são: cotação, cadastro e pagamento, você receberá a apólice imediatamente no e-mail cadastrado.
O Seguro Viagem é uma assistência ao cliente para cobrir determinadas situações de imprevisto durante as viagens nacionais e internacionais, sejam elas a negócios, lazer ou estudo. O Seguro Viagem garante a tranquilidade quando se faz necessário a indenização, reembolso ou assistência ao cliente em situações de imprevisto, durante a viagem.
Pode. Porém exceto o plano Europe há redução nas coberturas médicas.
Quanto antes comprar, mais tempo terá a proteção de cancelamento de viagem. A contratação deve ser feita no máximo 24 horas antes do embarque, de preferência.
É qualquer meio de transporte terrestre, marítimo ou aéreo operado sob licença válida para o transporte pago de passageiros. Não incluem-se nesta definição o transporte individual de passageiros, tais como táxi, veículos de aluguel, além de meios de transporte sem fiscalização, tais como embarcação.
Depende da cobertura. Para morte acidental em transporte público, perda de bagagem, entre outras, não terá cobertura do seguro. Se for doença súbita, terá cobertura se estiver a 100Km da sua residência. Abaixo de 100km não é considerado viagem.
A vigência do Seguro Viagem inicia-se na data do início da viagem informada pelo cliente. Para as viagens com meio de transporte aéreo ou marítimo, a vigência inicia-se após a passagem do cliente pelo posto da Policia Federal.
Para as viagens de ônibus, a vigência começa no momento do embarque do cliente e ara viagens de carro ou moto, a vigência começa a partir de 100 km de distância da residência do segurado.
É o período pelo qual está contratado o seguro.
Não existe carência para nenhuma das coberturas e assistências.
A indenização será feita em 30 dias após a entrega de toda a documentação solicitada.
O cliente deve entrar em contato com a assistência 24 horas e solicitar as informações necessárias para a resolução do problema.
Quando o cliente está em viagem e entra em contato com a Assistência, ela além de organizar o atendimento, também paga pelo serviço prestado ao cliente ou orienta o mesmo como proceder.
Sim. O responsável pelo menor poderá contratar o plano individual, caso viaje sozinho, ou incluí-lo como acompanhante. Caso o menor não tenha CPF, deve ser informado o CPF do responsável.
Não. O preço está em dólar e será convertido automaticamente para reais (R$) utilizando a cotação do cambio Iata do dia. Já o plano Brasil o preço é em reais.
Você receberá o Certificado automaticamente no email cadastrado, com as coberturas do seu plano e o telefone da Assistência e um resumo das coberturas. Além disso, você receberá as Condições Gerais do produto, também via email.
Desde que a data de saída e a data de retorno sejam as mesmas e que nenhum segurado tenha mais de 70 anos, podem incluir como acompanhante nos planos individuais, que são limitados a 05 acompanhantes .
Neste caso, você terá que contratar o plano Student, pois para os outros planos, a viagem deve durar no máximo 90 dias.
Após 24 horas do atraso e se você não estiver retornando para sua residência.
O cálculo é feito por peso e não por itens contidos na bagagem.
Não. Haverá cobertura apenas para as bagagens que estão sob a responsabilidade da companhia transportadora (avião, trem, ônibus e navio).
Sim, o Seguro Internacional cobre qualquer país dentro do período da viagem especificado na contratação do seguro, exceto o Brasil. Da mesma forma, o Plano Nacional cobre todos os estados dentro do Brasil.
Não, pois a vigência do seguro para viagens deve ser superior a 100km.
O Capital Segurado de cada cobertura é por evento. A cada novo evento, que chamamos de sinistro, o segurado terá o valor total para utilização ou indenização.
Não. Será coberta apenas as despesas por orientação decorrentes de atendimento médico ou odontológico prestado durante a viagem.
O seguro pode ser cancelado com 24 horas de antecedência a data do embarque, e poderá ser solicitado a Central de Relacionamento, ou na área “ Fale conosco ” do site.
Assistência é o serviço prestado enquanto você estiver em viagem e precisar de alguma cobertura do seguro. Dependendo da cobertura, a assistência irá organizar o atendimento e pagar pelo serviço prestado. O reembolso é quando precisou pagar por um serviço que tinha a cobertura do seguro. Quando você retornar ao Brasil, pode pedir o reembolso desse serviço para a seguradora. Nos produtos TravelGuard são Assistência e Seguro Viagem em um só produto.
Em todos os casos o cliente tem que ligar para a Central de Assistência. O reembolso será analisado pela área de sinistro e será pago em até 30 dias após a entrega da documentação.
Após entrar em contato com a Assistência 24 horas a mesma orientará qual será o provedor mais próximo e mais adequado ao quadro em questão
Caso você necessite acionar os serviços durante sua viagem, basta ligar para o telefone que consta em seu Certificado, informando os seus dados e o tipo de ocorrência à qual precisa de apoio. O atendimento será feito em português, por equipes de atendentes exclusivos de seguro viagem, treinados e especializados no atendimento de emergências. Seu problema será identificado e será dado o devido encaminhamento, de forma ágil e que você obtenha a solução o mais rápido possível.
Assim que perceber a falta de sua bagagem, dirija-se ao pessoal da companhia aérea e preencha o formulário “P.I.R.”. Imediatamente e antes de abandonar o aeroporto, ligue para a central de atendimento para comunicar o extravio.

Entre em contato com a central de assistência que prestará orientações para a solução do problema.

Informação importante:

O passaporte somente poderá ser concedido mediante apresentação de todos os documentos exigidos por lei. Nesse caso, o consulado do Brasil no país em que o viajante estiver poderá lhe fornecer um documento, gratuito, denominado Autorização de Retorno ao Brasil (ARB), válido exclusivamente para retorno ao Brasil. Você poderá retirar seu novo passaporte no Brasil, quando possuir todos os documentos.

Para esta alteração, basta entrar em contato com nossa Central de Atendimento antes do início da vigência do seguro e nos informar as novas datas. Nesta ocasião será efetuada uma nova cotação e caso haja diferença de valores esta deverá ficar a cargo do cliente.
A central de atendimento é onde o segurado liga para comprar e tirar duvida de produtos e a central de assistência, é onde o segurado liga quando estiver em viagem e necessitar de auxilio.